Cartesiano

Cartesiano é um termo que se refere ao filósofo e matemático francês René Descartes, que viveu entre 1596 e 1650. O termo cartesiano se origina da forma latinizada de seu nome: Renatus Cartesius. Descartes tem sido frequentemente chamado de pai da filosofia ocidental moderna e fez também contribuições à matemática.

significado de cartesiano

Agora que foi apresentado o significado geral do termo cartesiano, é útil que saibamos o significado de cartesiano e a que se refere esse termo em alguns de seus usos mais específicos, por exemplo, aqueles ligados à filosofia (racionalismo cartesiano, dualismo cartesiano etc.) e à matemática (plano cartesiano).

Entre os temas sobre os quais Descartes pensou e escreveu, está o do conhecimento e como ele pode ser obtido de forma confiável. Ele tratou desse assunto em suas obras “Discurso do Método” e “Meditações Metafísicas”, publicadas respectivamente nos anos de 1637 e de 1641. Nessas obras, ele apresentou o que costuma ser chamado de racionalismo cartesiano.

Veja também o significado de Racionalismo.

O pensamento cartesiano começa duvidando de todos OS conhecimentos, pois nem a opinião tradicional da sociedade nem os testemunhos dos sentidos são necessariamente verdadeiros. Nessas condições, como adquirir o conhecimento? O chamado método cartesiano baseia-se na dedução pura, partindo de verdades básicas e auto evidentes a partir das quais o filósofo pudesse chegar a conclusões específicas.

Descartes interpretou sua capacidade de duvidar, inclusive de sua própria existência, como uma prova de que pensava e que, portanto, existia. Assim, Descartes estabeleceu como verdade além da dúvida de que ele existia e era um ser pensante. Essa ideia costuma ser representada pela frase latina Cogito ergo sum (Penso, logo existo).

Dualismo cartesiano

Outro passo importante para entendermos o que é cartesiano é nos debruçarmos sobre o que costuma ser chamado de dualismo cartesiano. O dualismo cartesiano, que também pode ser chamado de dualismo psicofísico ou de dicotomia corpo-consciência, é um conceito que apresenta o ser humano como um ser de natureza dupla.

Segundo o dualismo cartesiano, o ser humano possui uma natureza dupla marcada pela coexistência de uma substância pensante, a mente, responsável por atividades como lembrar, desejar e pensar, e o corpo, o qual ocupa um espaço, possui massa, move-se, realiza atividades como digerir alimentos e está submetido a leis naturais de caráter determinista.


Pessoa cartesiana

Agora que foi apresentado sobre o que é o termo cartesiano e a que se refere, podemos entrar em contato com um dos significados um tanto inusitados associados ao adjetivo cartesiano. A expressão “pessoa cartesiana” ganhou um sentido pejorativo e passou a ser usada para se referir a uma pessoa sistemática e inflexível, que pensa e age sempre da mesma forma.

Sistema cartesiano

Uma das mais conhecidas contribuições de Descartes é o Sistema de Coordenadas Cartesiano, o qual permite estabelecer a posição de pontos no espaço com base em algumas informações. Ele é uma ferramenta usada, por exemplo, na geometria e em atividades como a construção de gráficos. A representação é feita no chamado plano cartesiano.

Plano cartesiano

Usa-se o plano cartesiano para representar e localizar pontos no sistema de coordenadas formado por duas retas que se cruzam em um ângulo de 90 graus (ou seja, são perpendiculares).

As duas retas são chamadas de eixos. Uma delas, horizontal, é chamada de “eixo x” ou “eixo das abscissas”. A outra, vertical, é chamada de “eixo dos y” ou “eixo das ordenadas”. Na intersecção dos dois eixos, fica um ponto chamado de “origem”. Dessa forma, o sistema fica dividido em quatro partes chamadas de “quadrantes”.

Cada ponto é representado no sistema de coordenadas através de um par ordenado na forma (X,Y), na qual a primeira coordenadas é relativa ao eixo X e a segunda é relativa ao eixo Y. A origem do sistema (intersecção dos eixos) é representada pelo par ordenado (0,0).

No 1º quadrante, os pontos possuem abscissa e ordenada positivas. Os pontos do 2º quadrante possuem abscissa negativa e ordenada positiva. Os pontos do 3º quadrante possuem abscissa e ordenada negatives. Os pontos do 4º quadrante possuem abscissa positiva e ordenada negativa.

Veja também:

Significado de Penso, logo existo

Significado de Filosofia Moderna