Paz Armada

Paz Armada é o um nome que se refere a um momento da história política europeia, que precedeu a Primeira Guerra Mundial, onde houve uma acentuada corrida armamentista. Começou depois da Guerra Franco-Prussiana e acabou com a eclosão da Primeira Guerra. Para dar um resumo adequado do conceito de Paz Armada, apresentaremos características e causas desse momento da história europeia.

significado de paz armada

O que significa Paz Armada? O que dizer se alguém lhe pede que explique a Paz Armada? Como foi mencionado acima, houve uma intensa corrida armamentista no período, que, no entanto, não teve guerras entre as grandes potências europeias. Havia paz entre elas, mas elas se preparavam para a possibilidade de travar uma guerra.

A Alemanha, por exemplo, investiu pesadamente na construção de navios para sua marinha no período anterior à Primeira Guerra Mundial para reduzir a diferença que havia entre ela e a britânica, a então maior do mundo. Os britânicos também investiram pesadamente na marinha com o objetivo de manter uma clara superioridade naval. Esse tipo de iniciativa teve um importante papel no acirramento das tensões entre as potências europeias.

Para que se explique o que foi a Paz Amada, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, é importante explicar que foi um período marcado por um contínuo estado de tensão e pela formação de um complexo sistema de alianças (por exemplo, a Entente Cordiale, entre Reino Unido e França, e a Aliança Franco-Russa, entre França e Rússia) que acabou se consolidando em duas alianças principais: a Tríplice Entente, que era formada por Rússia, Inglaterra e França, e a Tríplice Aliança, que era formada por Itália, Alemanha e o Império Austro-Húngaro.

Os membros da Tríplice Aliança (menos a Itália, que primeiro declarou-se neutra e depois juntou-se à tríplice) e seus aliados na Primeira Guerra Mundial receberam o nome de Impérios Centrais ou Potências Centrais, devido à posição central dos dois principais componentes do grupo, Alemanha e Áustria-Hungria, no continente europeu.

Em provas e concursos, é comum que haja questões pedindo que a pessoa explique o acontecimento denominado de Paz Armada ou explique a Paz Armada que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

Para que se explique o que era Paz Armada de forma adequada, é importante mencionar as causas das tensões que havia entre as nações europeias nesse período da história, as quais motivaram a situação Paz Armada e acabaram por levar à Primeira Guerra Mundial. Entre elas, podemos citar:

  • Rivalidades comerciais como a existente entre a Inglaterra, que liderara a Revolução Industrial, e a ascendente Alemanha;
  • Disputas entre as nações europeias mais fortes por mercados e matérias-primas das colônias;
  • Revanchismos, os anseios de países pela recuperação de territórios perdidos anteriormente (por exemplo, o desejo francês de recuperar a Alsácia-Lorena, perdida para a Alemanha após a Guerra Franco-Prussiana);
  • Aspirações nacionalistas de grupos étnicos que desejavam se livrar do jugo estrangeiro.
  • Intensificação do nacionalismo e existência de ideias como o pan-eslavismo e o pan-germanismo, que defendiam o agrupamento respectivamente de todos os grupos eslavos e de todos os grupos germânicos em um só estado.

Algumas consequências da Primeira Guerra Mundial, como a insatisfação da Itália com as recompensas recebidas, o desejo alemão de vingança e a ameaça aos regimes capitalistas representada pela Revolução Russa, que triunfou em uma Rússia desorganizada pela guerra, foram fatores que ajudaram a Segunda Guerra Mundial a eclodir.