Significado de Racionalismo

O que é Racionalismo?

Racionalismo é um substantivo masculino. O termo vem do Latim rationalis, que significa “o que segue a razão”, mais o sufixo -ismo, do Latim –ismus, do Grego –ismós, que é um formador de substantivos.

racionalismo

O significado de Racionalismo descreve uma teoria filosófica que prioriza a razão humana, com os sentidos como faculdade de conhecimento. Ou seja, é a partir da razão que o ser humano obtém os seus conhecimentos.

A base do racionalismo é que acreditar que a razão é a principal fonte de conhecimentos, sendo ela inata aos humanos.

O início do racionalismo vem da Idade Moderna – período o qual foi marcado por inúmeras transformações, que inclusive favoreceram o desenvolvimento da ciência moderna, levando o homem a questionar os métodos e critérios utilizados para se atingir o conhecimento verdadeiro da realidade.

Para o racionalismo, existe um tipo de conhecimento que surge de forma direta da razão, baseando-se nos princípios da busca da certeza e da demonstração. Essa ideia é sustentada por um saber que não vem a partir da experiência, mas sim se elabora somente pela razão.

Por considerar que o homem tem ideias inatas, o racionalismo acredita que o homem já as têm desde o nascimento e desconfia de suas percepções sensoriais.

O pensamento racional introduz a dúvida no processo do pensamento, incentivando a crítica como parte do desenvolvimento do conhecimento cientifico.

Dentro do Racionalismo, existem três vertentes distintas:


  • Metafísica: vertente que obtém um caráter racional na existência, indicando que o mundo está organizado logicamente e passível de leis,
  • Epistemológica ou gnosiológica: vertente que enxerga a razão como a fonte de todo o conhecimento verdadeiro, independentemente de sua experiência,
  • Ética: vertente que prevê a relevância da racionalidade respeitando a ação moral.

Os principais pensadores do racionalismo são: René Descartes, Pascal, Spinoza, Leibniz e Friedrich Hegel.

significado de racionalismo

Racionalismo Cristão

Racionalismo cristão caracteriza uma doutrina espiritualista que surgiu no Brasil no ano de 1910, pois apareceu dentro do movimento espírita brasileiro, que inicialmente se denominava Espiritismo Racional e Científico Cristão.

O racionalismo cristão foi sistematizado por Luiz de Mattos que, em conjunto com Luiz Alves Thomaz, acabou se tornando o maior responsável pelo início da doutrina.

De acordo com os seguidores do racionalismo cristão, o objetivo é tratar da evolução do espírito humano, com abordagens e conclusões sobre os fenômenos e matérias, como o raciocínio e razão.

Veja também o significado de Teologia.

Racionalismo e Empirismo

Racionalismo e empirismo são duas teorias filosóficas que creem na existência das verdades inatas e as a priori.

Enquanto que o racionalismo é uma teoria que afirma que a razão é a base do conhecimento do ser humano, o empirismo já se baseia que a experiência sensorial é a fonte do conhecimento.

Para o empirismo, os indivíduos não possuem conhecimentos inatos, não acreditando em intuição. Seus principais princípios-chave são a indução e as experiências sensoriais, enquanto que para o racionalismo são a dedução, conhecimento inato e razão.

Veja também o significado de Empirismo.

Racionalismo de Descartes

Nascido com Descartes, o racionalismo cartesiano define que o homem não pode alcançar a verdade pura por meio de seus sentidos – as verdades estão localizadas nas abstrações e na consciência (onde habitam as ideias inatas).

Conforme Descartes, há três categorias de ideias:

  • Ideias adventícias: são ideias que são criadas a partir dos dados resultantes dos sentidos das pessoas,
  • Ideias factícias: são ideias que se originam na imaginação do ser humano,
  • Ideais inatas: são ideias independentes da experiência e estão dentro do ser humano desde o seu nascimento.

De acordo com Descartes, são exemplos de ideias inatas a noção da existência de Deus.

Na época do Renascimento, existia um forte ceticismo em relação aos métodos científicos, acreditando que eles eram incompletos, falhos e sujeitos ao erro.

Descartes teve a missão de legitimar a ciência de modo a demonstrar que o homem poderia conhecer o mundo real.

O significado de Racionalismo está na categoria Filosofia

Veja mais: