Hermenêutica

Hermenêutica é um substantivo feminino com origem no grego hermeneutes, que significa “intérprete”, do verbo hermeneuein, que é “interpretar”. Este verbo é tido como um derivado do nome de Hermes, deus grego da fala e da eloquência.

O significado de Hermenêutica descreve a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso.

significado de hermenêutica

Literalmente, hermenêutica significa o ato de esclarecer e traduzir – é o processo de esclarecimento de um texto, interpretando seu conteúdo.

Como disciplina que interpreta um texto, a hermenêutica pode ser entendida de duas formas:

  • Como uma interpretação literal com base na análise das palavras e seu significado,
  • Como uma interpretação doutrinal, isto é, baseando-se na concepção do mundo, por exemplo, a partir do Cristianismo que se analisa o conteúdo de um texto.

Para alguns estudiosos, a arte de interpretar um texto deve partir de um conhecimento prévio de informações e dados, como históricos, linguísticos, geográficos etc., para então assim compreender verdadeiramente o seu sentido.

A hermenêutica é uma técnica de conhecimento que parte de um elemento que está faltando ao ator de uma determinada obra: a consciência histórica, que só existe quando se tem tempo suficiente para o entendimento de alguma coisa, o que não acontece com o autor do texto, pois ele carece de perspectivas, vivendo em seu próprio tempo.

Na verdade, o sentido original da hermenêutica esteve relacionado com a Bíblia. determinando a compreensão das Escrituras a fim de entender o sentido das palavras de Deus.

O termo “hermenêutica” também aparece nos âmbitos da Filosofia e no Direito.


Na Semiologia, hermenêutica é a doutrina ou a ciência que se caracteriza pela interpretação dos signos e de todo o seu aspecto simbólico.

Hermenêutica Bíblica

A hermenêutica na Bíblia procura estudar as Escrituras, entendendo o significado de cada palavra, de cada frase e de cada capítulo.

Portanto, a hermenêutica bíblica é a ciência e a arte de interpretar a Bíblia, afinal as Escrituras são consideradas de difícil compreensão para muitas pessoas, sendo válida para ter maior certeza sobre a voz de Deus.

Hermenêutica na Filosofia

Segundo o ramo da Filosofia, a hermenêutica possui duas vertentes:

  • A epistemológica, que interpreta os textos,
  • A ontológica, que remete à interpretação de uma realidade.

A hermenêutica na filosofia estuda a arte e a teoria de interpretação, sendo que seu surgimento foi na Grécia Antiga.

Fundamentando a hermenêutica na filosofia por Hans-Georg Gadamer em sua obra, ele escreve sobre como é possível explicar e analisar os textos de maneira coerente fazendo uso de métodos especiais.

Para o autor, a hermenêutica serve como uma forma de compreender as ciências espirituais e a história, interpretando-a através da tradição.

Hermenêutica Jurídica

No campo jurídico, a palavra “hermenêutica” descreve uma reunião de normas ou de mecanismos que são usados para a interpretação de um texto que possui teor legal.

Ou seja, é a ciência que criou regras e métodos para que se faça uma interpretação das normas jurídicas, garantindo que elas sejam conhecidas em seu exato sentido, conforme o esperado pelos órgãos que as criaram.

Com esse contexto, entende-se que a hermenêutica deve ser aplicada em toda norma jurídica, pois não se depende de interpretação individual, mas sim que ela fique vinculada aos mandamentos legais da sociedade.

Mais significados e conceitos interessantes: