Juízo de valor

Juízo de valor é o julgamento feito a partir de percepções individuais. Ele pode se basear em ideologias, preconceitos, costumes, valores de natureza moral, tradições culturais, tendências de personalidade etc. e geralmente consiste em uma avaliação crítica sobre alguma coisa ou sobre alguma pessoa. Manifestam-se aspectos da cultura como juízo de valor e como produção social.

significado de juízo de valor

Explicado o que é juízo de valor, pode-se acrescentar que ele pode ser visto como algo problemático, pois é possível que o indivíduo, ao fazê-lo, esteja se deixando levar por suas inclinações pessoais sem atribuir em suas conclusões o devido peso aos fatos e ao pensamento racional. Isso pode levar a julgamentos injustos e permitir que preconceitos consigam se furtar de exame racional e permaneçam intactos.

O juízo de valor tem, porém, qualidades positivas que devem ser consideradas. Especialmente se o juízo de valor estiver baseado em valores de natureza moral e ética de aplicação universal. A verdade é que nossos códigos de conduta, de modo geral, são baseados em juízos de valor.

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, “um julgamento de valor exprime a relação de uma coisa com um ideal”. Ou seja, ele avalia quão diferente ou quão semelhante o objeto da avaliação é de um ideal (moral, estético etc.).

Juízo de valor e Juízo de fato

Juízo de realidade e de valor não são a mesma coisa. Tendo sido apresentado o conceito de juízo de valor e suas características, falemos do juízo de fato e suas características.

Enquanto o juízo de valor sobre algo ou alguém é feito com base, como o nome indica, nos valores, ideias e princípios de quem faz o julgamento, o juízo de fato, que também é chamado de juízo de realidade, é uma avaliação que se concentra no que é fato, excluindo análises subjetivas e os valores pessoais do indivíduo que faz o julgamento.

Para que fique mais fácil ver a diferença entre os conceitos de juízo de fato e de juízo de valor, vejamos exemplos de juízo de valor e exemplos de juízo de fato.

São exemplos do conceito de juízo de valor:

  • Não há justificativa para a existência de pessoas pobres e de pessoas ricas em uma sociedade.
  • As estrelas são bonitas.
  • Devemos ajudar o próximo.

São exemplos de juízo de fato:

  • A bomba atômica foi inventada nos anos 1940.
  • O aço é uma liga metálica.
  • A água ferve a 100 graus Celsius ao nível do mar.