Incas, maias e astecas

Incas, maias e astecas são adjetivos de dois gêneros e substantivos de dois gêneros.

A palavra inca vem do Quéchua inka, que é o título do Chefe de Estado. Maia provavelmente se origina do nome de uma de suas cidades, Mayapan. Já asteca vem do Nahuatl aztecatl, que quer dizer “o que vem de Aztlan”, que é o lugar mítico de onde este povo teria vindo.

O significado de Incas, maias e astecas define as civilizações pré-colombianas que viviam no atual continente americano em várias épocas diferentes.

incas, maias e astecas

Tais civilizações são conhecidas por suas representações como grandes impérios com complexos sistemas organizacionais e culturais. São vistos como umas das maiores civilizações antigas da História.

Surgindo ainda antes da chegada dos primeiros europeus em território americano, esses povos pré-colombianos (expressão que se refere à Cristóvão Colombo, um dos primeiros exploradores europeus a ter chegado à América).

Hoje em dia, é comum que as pessoas se confundam entre a localidade e o período onde cada uma dessas civilizações surgiu, da mesma maneira que suas características.

É interessante saber que os maias foram o primeiro povo a surgir onde atualmente está localizado o México, sendo que essa civilização também influenciou os países vizinhos.

Uma das particularidades em comum entre incas, maias e astecas eram as organizações complexas de cunho social, econômico e político, assim como obras arquitetônicas grandiosas.


Diferenças entre os Incas, Maias e Astecas

De maneira resumida, os maias surgiram primeiro, estabelecendo-se na região correspondente ao México nos dias de hoje.

Posteriormente, surgiram os olmecas, que também viveram no México, porém eles são muito esquecidos por não terem construído nenhuma grande cidade, embora tenham formado um povo próspero e de bom domínio territorial.

Posteriormente, os incas surgiram, onde atualmente é o Peru. Os astecas vieram em seguida, que também habitavam o México.

Maias

Os maias foram muito importantes por terem desenvolvido um sistema de escrita conhecido como hieroglífica, sendo bastante semelhante com a escrita do antigo Egito, combinando símbolos fonéticos e ideogramas.

A arquitetura maia também se destacou, construindo as famosas cidades de Tikal, Copán, Palenque e Calakmul, com muitos monumentos repletos de detalhes.

Alguns dos monumentos mais notáveis são as pirâmides construídas em centros religiosos, junto dos palácios dos governantes.

Em termos territoriais, os maias se estenderam da região central do México até áreas da Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras.

Uma de suas características era a falta de mobilidade social, isto é, não havia ascensão social de membros de uma classe para outra.

Sobrevivendo por séculos, a civilização maia foi governada por reis e sacerdotes. Seu declínio ocorreu aos poucos, não sendo causado por qualquer extermínio.

Incas

Os incas viveram com mais presença no Peru, mas influenciaram vários territórios no norte do Chile, Equador e Bolívia, em regiões dominadas pela Cordilheira dos Andes.

No auge de sua força, cerca de 20 milhões de pessoas estavam sob o poder inca, durante o século XIV. O poder estava centralizado na figura de um soberano – o inca, “o filho do sol” – que era visto como uma espécie de deus.

Os incas eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses.

Eles realizavam, inclusive, sacrifícios humanos e animais para honrar seus deuses e para grandes ocasiões, como as sucessões imperiais.

A capital deste império está localizada onde atualmente é Cusco. Lá, existia o maior templo de culto ao deus Sol, que era o principal desta civilização.

Machu Picchu é um dos destinos mais populares da América do Sul e é justamente uma construção inca.

Astecas

Os astecas são a civilização mais recente das três citadas, com um período mais curto de duração. Esta civilização era originalmente uma tribo do norte do México, mas que se transformou e assumiu o poder depois de 1.200 d.C.

A civilização asteca era um povo indígena que pertencia ao grupo nahua, chamados também de mexicas (por isso veio o nome México).

Os astecas foram os responsáveis pela fundação de sua maior cidade, Tenochtitlán, construída em uma ilha em um lago chamado Texcoco.

Esta civilização atingiu um elevado grau de desenvolvimento tecnológico e cultural, criando uma organização em diferentes classes sociais (como nobres, guerreiros, sacerdotes, escravos e comerciantes), onde – ao contrário dos maias – tinham capacidade de ascender socialmente.

Seu território foi tomado por invasores espanhóis, gerando seu fim em 1521.