Padrão de beleza

Padrão de beleza é uma expressão que se usa para fazer referência a um modelo de beleza que é considerado “ideal” em determinado contexto, por exemplo, em uma cultura ou sociedade específicas.

significado de padrão de beleza

O padrão de beleza na história

Os padrões de beleza têm existido por toda história humana. Certamente existiam antes que houvesse a expressão “padrão de beleza” para designá-los. Padrão de beleza e sociedade parecem ser indissociáveis, já que toda sociedade tem seus padrões, e sua ideia só faz sentido no contexto de uma sociedade.

Os padrões de beleza podem variar de cultura para cultura e, mesmo dentro da mesma cultura, variar com a passagem do tempo. O que é considerado belo em uma época pode não ser considerado em outra. Pense nas mudanças em estilos de roupa e penteados, por exemplo, com a passagem do tempo (mesmo de algumas décadas). Ou pense sobre como determinados tipos físicos foram mais ou menos valorizados em determinados momentos.

O padrão de beleza e a mídia

Os meios de comunicação de massa têm grande influência na valorização de determinados padrões de beleza em comparação com outros. Exemplo disso é a influência do cinema e da televisão. Atualmente, as redes sociais também possuem grande poder de valorização de determinados tipos de beleza em detrimento de outros.

As críticas sobre os padrões de beleza

Uma das críticas mais comuns sobre os padrões de beleza baseia-se no fato de que a existência desses modelos, longe de promover o respeito às diferenças que existem entre os indivíduos, incentiva a eleição de um tipo ou alguns poucos tipos de aparência como ideais.

Uma das consequências, segundo os críticos, é que fica obscurecido o fato de que conceito de beleza é subjetivo (o que é belo para uma pessoa não é necessariamente belo para outra), negando-se sua pluralidade e o fato de que cada pessoa tem sua beleza. Com isso, abre-se caminho para preconceito e estereótipos.

Como consequência da existência dos padrões de beleza e da importância que é dada a eles, pessoas que neles não se enquadram podem ter sua autoestima afetada e podem sentir-se tristes, deslocadas, inadequadas.

Entre as consequências possíveis da imposição de um padrão de beleza, podemos citar o aumento do número de intervenções cirúrgicas com fins estéticos e o desenvolvimento, em alguns indivíduos, de transtornos alimentares.


Exemplos de padrão de beleza

Agora que foi apresentado do conceito de padrões de beleza resumo, pode ser útil mencionar alguns exemplos de padrão de beleza.

Como exemplo de padrão de beleza — e de como os padrões variam no tempo e no espaço –, pode ser citado o fato de que, na Europa Renascentista, valorizavam-se corpos mais cheios. Há pelo menos duas razões para isso: a associação desse tipo de corpo com a maternidade e o fato de que era um tempo de escassez, e as pessoas com corpos mais cheios davam evidência de que tinham acesso à alimentação abundante e, portanto, provavelmente, pertenciam às classes mais altas da sociedade.

Atualmente, pelo menos no mundo ocidental, corpos mais magros são valorizados. Mesmo a atriz Marilyn Monroe, um ícone de beleza da metade do século passado, provavelmente estaria fora do padrão estético vigente.

Enfim, características físicas e formas de apresentação estética ganham significados dependendo do contexto histórico.

Mídia e mercado da beleza

O uso da mídia, através da publicidade, para reforçar a valorização de determinados modelos de beleza é útil para negócios que comercializam produtos ou serviços que ajudam (ou supostamente ajudam) os clientes e consumidores a alcançar o padrão de beleza da sociedade em que vivem.

Exemplo desse uso da mídia é a publicidade de procedimentos estéticos, produtos para emagrecer, academias etc.

O conceito de beleza

O conceito de beleza é subjetivo, varia de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade e pode mudar com a passagem do tempo. O que é padrão de beleza em uma sociedade não necessariamente é em outra. O que é padrão em uma época pode deixar de sê-lo.

Entendendo melhor o que significa padrão de beleza, podemos ver que a redução da beleza à adequação a um único modelo único, é restritiva e, além disso, pode estimular o desprezo a pessoas ou formas de apresentação estética que sejam diferentes do modelo valorizado.

Transtornos alimentares

Transtorno alimentar, ou disfunção alimentar, é um transtorno mental que tem como característica definidora comportamento afetam de maneira negativa a saúde física ou a saúde mental da pessoa.

Entre as possíveis causas de transtornos alimentares, estão o culto à magreza, que faz parte do padrão de beleza adotado por boa parte das sociedades contemporâneas.

O Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, maior organização especializada em patologias mentais do mundo, estima que 70 milhões de pessoas no mundo (25 milhões delas só nos Estados Unidos) desenvolveram em algum ponto da vida algum tipo de transtorno alimentar. As mulheres respondem por 85% dos casos. Não é difícil perceber que os transtornos alimentares têm efeito relevante sobre a saúde pública.

Um exemplo de transtorno alimentar é a anorexia, a qual faz com que o indivíduo fique obcecado com a ideia de perder peso. É frequente que quem sofre desse transtorno tenha uma distorção de autoimagem e se veja como mais pesado ou maior do que é na realidade.

Pessoas com anorexia, no afã de perder peso, podem se valer de métodos que não sejam saudáveis para perder peso, consumir muita pouca comida ou ficar longas horas sem comer.

A bulimia é um transtorno alimentar em que o consumo de largas quantidades de comida é seguido de tentativas de se livrar rapidamente da comida consumida, por exemplo, forçando o vômito, fazendo uso de diuréticos ou fazendo exercício em excesso.

Outros exemplos de distúrbios alimentares são a vigorexia, que se caracteriza pela alteração da autoimagem, e a ortorexia (que se caracteriza por uma obsessão por alimentação saudável).

A influência que os padrões de beleza podem ter no desenvolvimento de distúrbios alimentares e o mal que esses distúrbios podem fazer aos indivíduos são razões para que pensemos sobre padrão de beleza e os efeitos que a imposição de um padrão, restritiva como é, tem sobre a sociedade.