O homem é a medida de todas as coisas

O homem é a medida de todas as coisas é um trecho de uma frase dita pelo sofista grego Protágoras.

O significado de O homem é a medida de todas as coisas se refere à noção do relativismo, onde cada indivíduo compreende uma coisa de sus forma específica.

A frase se fundamenta na teoria do filósofo pré-socrático Heráclito, que fez a descrição do fluir contínuo da realidade, afirmando que o conhecimento pode ser modificado em razão das circunstâncias variáveis da compreensão humana.

significado de o homem é a medida de todas as coisas

A proposição da frase que apresenta o trecho “o homem é a medida de todas as coisas” procura expressar um relativismo radical, afinal significa que há a negativa de que exista qualquer coisa que seja verdadeira ou falsa, seja qual for sua relação com um determinado indivíduo.

Protágoras nega a existência da possibilidade de um critério universal que dê permissão ao homem em conhecer a verdade e separá-la do que é falso.

As coisas são daquela maneira como aparecem ao homem, sendo entendido isso por sua dimensão individual.

Há relatividade entre o verdadeiro e o falso, entre o belo e o feio, entre o bem e o mal. O outro termo da relação seriam os homens dotados de sua individualidade e subjetividades irredutíveis.

Baseando-se na Filosofia, se pode-se definir uma relação com esta frase de Protágoras com a visão de verdade dos sofistas, pois a frase se adequa às doutrinas sofistas, que por sua vez defendiam o relativismo e a subjetividade.


Ou seja, cada indivíduo constrói sua própria verdade. Portanto, o que é verdade para um indivíduo, pode não ser para o outro.

Protágoras é visto como o precursor do relativismo existencial existente em autores como Luigi Pirandello. Segundo Protágoras, a principal virtude do homem é a retórica, afinal não existe verdade alguma – tanto ética como essencialmente – e a “verdade” seria definida por aquele que domina a retórica e a arte de convencer.

Em sua obra, “Antilogias”, Protágoras ensinou aquilo que Aristóteles chamava como sendo a negação do princípio da não-contradição, isto é, seria a verdade simultânea dos contraditórios com relação ao mesmo e à identificação do verdadeiro e do falso.

Para Protágoras, seu ensinamento era sobre o princípio das duplas razões contraditórias, onde ele mostrava que para cada afirmação sobre alguma coisa é possível contrapor uma outra com a mesma aparência de verdade.

Dessa forma, isso quer dizer que, ao não existir uma verdade inegável, porém apenas verdades relativas, há a possibilidade de rejeitar qualquer asserção ou negação, seja acerca do que for, pois é sempre possível (através da habilidade retórica) fazer um discurso que irá destruir o que aparentava ser a verdade mais sólida.

A frase “o homem é a medida de todas as coisas” era contrária às ideias de Sócrates, pois este defendia a verdade absoluta e as verdades de valor universal.

Sócrates era extremamente crítico quanto ao sofismo, pois fazia uso da retórica e do relativismo como ferramentas a fim de atingirem objetivos particulares.

Inclusive, os sofistas cobravam dinheiro de seus alunos para ensinar a eles as técnicas de discurso com o objetivo de persuadir os seus ouvintes.

Interpretação da frase O homem é a medida de todas as coisas

Uma explicação para a frase “O homem é a medida de todas as coisas” traz a possibilidade de que o homem tem o poder para dar valor ou significado às coisas, desenvolvendo o seu próprio senso de realidade.

Conclui-se que qualquer afirmação é relativa ao ponto de vista, a uma sociedade ou até ao modo de pensar.

Um exemplo simples de aplicação da frase “O homem é a medida de todas as coisas” é testar a perspectiva e percepções de duas pessoas em relação a uma mesma situação, seja ela qual for.

Para o homem a quem o vento parece ser frio, ele é frio, mas para o homem a quem o vento parece quente, ele é quente. Esse exemplo demonstra que cada ser humano é a medida de sua própria percepção, inquestionável e infalível.