Ser humano

O ser humano é o indivíduo pertencente à espécie viva que se distingue das outras por possuir inteligência, que pode usar para elaborar conceitos e realizar outras atividades intelectuais. Isso é o que significa ser humano. Essa denominação também pode ser usada para se referir aos membros da espécie de modo geral (por exemplo, o ser humano é um mamífero). Explicados os significados do termo ser humano, aprofundemo-nos aos aspectos biológicos da questão.

significado de ser humano

A espécie a que pertencem os seres humanos, a espécie humana, tem o nome científico Homo Sapiens. Esse nome científico, que pode ser traduzido como “homem que sabe”, foi cunhado pelo médico e naturalista sueco Carlos Lineu (forma portuguesa do nome do cientista, que, às vezes, é usado na forma latinizada Carolus Linnaeus ou na forma sueca Carl von Linné, que ele adotou depois de ter recebido título de nobreza).

A espécie Homo Sapiens é a única pertencente ao gênero Homo que ainda existe. Aprofundando mais a questão de um ponto de vista biológico, os seres humanos são hominídeos. O gênero Homo, a que o ser humano pertence, faz parte da família Hominidae (dos hominídeos) assim como fazem parte dela as espécies pertencentes aos gêneros Pan (dos chimpanzes), Gorilla (dos gorilas) e Pongo (dos orangotangos). Mais à frente, falaremos sobre o que é o ser humano para a filosofia.

Ser humano ou serumano?

Explicado o significado do termo ser humano, falaremos de sua grafia. Algumas pessoas têm dúvidas sobre como grafar o termo ser humano. Como não se trata de palavra composta, não há hífen entre as palavras “ser” e “humano”. Consequentemente, as duas são grafadas separadas: o correto, portanto, é escrever ser humano, não serumano.

O plural de ser humano é seres humanos. Por exemplo: O que é ser humano? O que são seres humanos?

Características do ser humano

Explicado de modo geral o que é o ser humano, podemos perguntar: o que caracteriza o ser humano? Entre as características dos membros da espécie Homo Sapiens que colaboram para distingui-los dos outros animais, podemos citar racionalidade, consciência da própria existência, consciência da própria morte, organização social na forma de grupos como famílias e nações, capacidade de fazer uso de meios complexos de comunicação, entre os quais podemos citar fala, escrita e gestos, capacidade de pensar de forma abstrata e capacidade de criar construções intelectuais, como hipóteses, teorias, ideologias e religiões.

Outras características do ser humano é ser mamífero, ter polegares opositores, ser bípede e fazer uso de ferramentas.

O ser humano para a Filosofia

O que é o ser humano? Filosofia tem sua própria resposta. A definição de ser humano para a Filosofia considera-o como um ser vivo, capaz de usar a razão, capaz da formação de conceitos e de entender as diferenças entre as coisas. A condição humana e seus significados interessou a vários filósofos importantes, entre os quais podem ser citados Aristóteles, Platão e Jean-Paul Sartre.


Veja também: