Homem Vitruviano

Homem Vitruviano é um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452 – 1519) com papel e tinta por volta de 1490. Leonardo, um dos gênios do Renascimento, nasceu em Vinci, na Florença, filho do notário Piero da Vinci e de uma camponesa chamada Caterina.

significado de homem vitruviano

A ilustração retrata um homem nu com proporções consideradas ideais em duas poses sobrepostas. Uma delas, com os braços em cruz e pernas próximas, está inscrita em um quadrado, enquanto a outra, com braços levantados e pernas afastadas, está inscrita em um círculo.

Para que se compreenda o significado do nome Homem Vitruviano, é preciso entender o que significa vitruviano. Para isso, é necessário saber um pouco sobre um homem que viveu muito tempo antes de da Vinci, o arquiteto Marcos Vitrúvio Polião. Ele, que viveu no Século I a.C., escreveu um tratado de arquitetura chamado De Architectura Libri Decem (em português, Dez Livros sobre a Arquitetura), hoje mais conhecido simplesmente como De Architectura (ou seja, Sobre a Arquitetura).

O tratado de Vitrúvio foi o único sobre arquitetura produzido na Antiguidade Greco-Romana que chegou a nossos dias. No terceiro livro do tratado, Vitrúvio abordou as proporções ideais do corpo masculino. A obra influenciou da Vinci. Lembremos que o Renascimento foi marcado por um renovado interesse pelos conhecimentos e valores da Antiguidade Clássica.

Vitruviano é, como se pode entender do exposto acima, é um adjetivo que quer dizer “de ou relativo a Vitrúvio”. O Homem Vitruviano é, portanto, o Homem de Vitrúvio, o homem retratado com base em um estudo das ideias de Vitrúvio. Leonardo da Vinci produziu o Homem Vitruviano como um estudo das proporções baseado no que o artista leu e no que suas próprias pesquisas lhe ensinaram sobre o assunto.

Acompanhando Homem Vitruviano, desenho que a obra de Vitrúvio inspirou, há anotações de da Vinci falando sobre a questão das proporções. Como muitas anotações do artista, elas estão em escrita especular, ou seja, escrita feita da direita para esquerda, que pode ser lida diante de um espelho. Tomadas em conjunto, a ilustração e as anotações são, às vezes, chamadas de Cânone das Proporções.

Há teorias sobre por que razão da Vinci fazia uso da escrita especular. Há quem defenda que ele pretendia dificultar que roubassem suas ideias. Segundo o site do Museum of Science (Museu da Ciência), um museu de Boston dedicado à ciência e à tecnologia, quando da Vinci queria que lessem o que tinha escrito, ele escrevia na direção normal.

Outros defendem que era simplesmente para evitar que a mão esquerda, com a qual escrevia, borrasse o trabalho com a tinta fresca à medida que avançava pela página.


Uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci, Homem Vitruviano está associado à filosofia do humanismo promovida pelos intelectuais renascentistas, e uma de suas principais características, o Antropocentrismo, conceito usado para designar a visão que coloca o homem no centro do universo.

Explicado o que é Homem Vitruviano, algumas palavras sobre sua localização atual. A obra Homem Vitruviano foi adquirida em 1822 pela Gallerie dell’Accademia (Galeria da Academia), um museu e galeria que fica em Veneza, na Itália. A obra, considerada frágil, só ocasionalmente é exibida ao público. Um acordo de cooperação cultural entre França e Itália permitiu ao Museu do Louvre, em Paris, contar com obra entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, como parte de uma exibição de obras de Leonardo da Vinci.