Significado de Ideologia

O que é Ideologia?

Ideologia é uma palavra que possui muitos significados, porém em termos gerais o significado mais utilizado é aquilo que seria ou é ideal.

É comum as pessoas utilizarem o termo no sentido de pensamentos, doutrinas, conjunto de ideias ou visões de mundo de uma determinada pessoa ou grupo, em relação ao seu meio social ou político.

o que é ideologia

Ideologia possui significados diferentes nas áreas de filosofia e sociologia, mas que ao mesmo tempo interagem entre si. Na filosofia, o conceito está relacionado à noção sensorial que o indivíduo tem do mundo que o cerca, criando a partir daí novas ideias. Na sociologia, diz respeito a um conjunto de ideias fundamentadas por um grupo social, as quais defendem seus interesses próprios, ou sociais.

Em seus primórdios, o conceito do termo ideologia era ciência das ideias. Ela foi criada e utilizada pela primeira vez por Destutt de Tracy, sendo exaustivamente trabalhada por Karl Marx algum tempo depois.

Significado de Ideologia

A palavra ideologia é uma junção de ideo + logia cujo significado é estudo das ideias.

O termo ideologia é classificado na língua portuguesa como substantivo feminino, no plural, ideologias, e têm como sinônimos as palavras valores e pensamento.

A seguir, alguns exemplos de ideologias que se tornaram mais conhecidas.

A ideologia democrática, hoje a mais disseminada pelos países ocidentais, defende a participação do povo no processo eleitoral. A sociedade tem o direito de escolher seus representantes. Surgiu na Grécia antiga.


A ideologia capitalista, agora espalhada não apenas pelo ocidente, como pelo mundo todo, teve seu início na Europa, com o objetivo de privilegiar o grupo social burguês, visando o lucro e o enriquecimento.

A ideologia comunista, que perdeu um pouco da força que tinha, se nega a aceitar que os meios de produção pertençam a propriedades privadas, e defende que os mesmos sejam sociais, ou seja, pertençam à própria população.

A ideologia fascista que foi implantada por um regime político que surgiu na Europa entre os anos de 1919 a 1945, e tinha como características o autoritarismo, idealismo e o nacionalismo.

E a ideologia anarquista que é um tipo de movimento contrário a qualquer forma de governo, casamento, polícia, escola tradicional, ou seja, qualquer coisa que esteja relacionada com autoridade. Defende uma existência baseada na solidariedade, ajuda mútua, responsabilidade e autodisciplina.

ideologia

Ideologia na filosofia

A ideologia sempre foi muito trabalhada na filosofia. Parmênides, Platão, Descartes, Kant e Hegel discutiram a fundo a origem e o conceito das ideias, culminando inclusive na criação da teoria das ideias por Platão. Porém, Karl Marx surgiu com uma definição um pouco diferenciada dos seus predecessores, o que acabou rendendo um novo significado para o termo.

Ideologia de Karl Marx

Karl Marx enxerga a ideologia sob um olhar crítico, pois segundo ele, ela é capaz de causar alienação e dominação da mente humana somente por meio do convencimento, ou seja, sem o uso da força física. Desta forma, ela funcionaria como uma ideia falsa para amenizar sofrimentos e conflitos, principalmente entre classes sociais diferentes, em que há a dominação de uma sobre a outra. Ainda segundo Marx, a ideologia neste caso, seria uma tentativa de amenizar os anseios da classe dominada, a despeito do que ela deveria ser.

Ideologia de gênero

A ideologia de gênero defende que a sexualidade humana seja parte de construções sociais e culturais, e não definida biologicamente. Segundo ela, o ser humano nasce neutro e depois de atingir certo nível de consciência e de acordo com a convivência em seu meio social, ele próprio poderá escolher seu gênero sexual.

Outra característica desta ideologia é a concepção de que poderia haver múltiplos gêneros, e não apenas feminino e masculino, e que cada ser humano poderia escolher o gênero que mais se encaixe em seu modo de vida.

Veja também o significado de Homofobia.

Ideologia na sociologia

A ideologia sociológica defende o fim das desigualdades econômicas entre os grupos sociais. Está dividida em diversas outras correntes, inclusive incluindo nestas a científica, a marxista, a comunista e a anarquista.

Todas elas se baseiam na criação de um senso comum em relação a mudanças sociais, principalmente no que diz respeito à transformação do modelo econômico. Esse novo modelo de consciência socialista dependeria de vários fatores, como por exemplo, a transferência dos meios de produção pertencentes às classes proprietárias para a população e à transformação radical do sistema político.

O significado de Ideologia está na categoria Filosofia

Veja também: