Ano bissexto

Ano bissexto é uma expressão. Ano é um substantivo masculino, com origem no latim annus, que é o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa ao redor do Sol.

Bissexto é um adjetivo e substantivo masculino que se origina da expressão latina dies bissextus ante kalendas martias, cujo significado é “o segundo sexto dia antes de primeiro de março”.

O significado de Ano bissexto denomina o ano que tem 366 dias, isto é, é aquele ano que possui um dia a mais do que os anos comuns, que têm 365 dias.

Basicamente, o ano bissexto se caracteriza pelo dia extra no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias.

Conforme as especificações presentes no calendário gregoriano – modelo seguido atualmente –, o ano bissexto acontece a cada 4 anos.

É importante lembrar que anos seculares, por exemplo, não são considerados como bissextos, excetuando-se aqueles que têm seus dois primeiros algarismos divisíveis por quatro. Exemplos disso são: 1600, 2000, 2400, entre outros.

significado de ano bissexto

Por que e quando o ano bissexto foi criado?

Essa peculiaridade do calendário está associada com o movimento da Terra em torno do Sol, já que a órbita completa do planeta acontece em 365 dias e 6 horas. Por isso, o ano normalmente dura 365 dias, porém existem as 6 horas restantes que podem criar um “problema”.

Por conta do tempo que alcança o movimento da Terra ao redor do Sol e também para causar coincidência com o tempo do calendário, o ano bissexto foi criado.


Dessa maneira, a cada quatro anos, um ano bissexto acontece (3 anos sucessivos com 365 dias e um quarto ano que recupera as horas faltantes para formar o ano com 366 dias).

A importância do ano bissexto é bastante clara: se não houvesse chance de adicionar um dia completo a cada quatro anos, as estações do ano iriam sofrer descompensação com relação ao calendário, sendo que após 700 anos o Natal no hemisfério norte seria celebrado no verão (e o oposto aconteceria no hemisfério sul).

Por isso, entende-se que o ano bissexto foi criado com o objetivo de regular o calendário anual com a translação da Terra.

Acredita-se que o ano bissexto tenha sido criado em 238 a.C., sendo instituído por Ptolomeu III no Egito.

A origem do calendário atual vem ainda com os povos primitivos.

Antigamente, o calendário eram as fases da Lua. Os egípcios foram os que descobriram que os calendários lunares não serviam como previsão do início das cheias anuais do rio Nilo, afinal as fases da Lua são bem curtas e acabam causando erros de maneira mais fácil.

Foram também os egípcios que perceberam que seguir o movimento do Sol poderia auxiliar na previsão das estações e que, a cada 365 dias, haveria o dia mais longo do ano.

A partir disso, esse povo começou a fazer uso do calendário solar.

O conceito de ano bissexto e o uso do calendário gregoriano surgiu por iniciativa do papa Gregório XIII, que fez modificações para incorporar exceções ao critério geral dos anos bissextos.

Próximos anos bissextos

Os anos de 2012, 2016 e 2020 são bissextos. Os próximos anos que possuirão um dia extra no final de fevereiro são:

  • 2024,
  • 2028,
  • 2032,
  • 2036,
  • 2040,
  • 2044.