Ética na filosofia

Ética na filosofia faz o estudo dos assuntos morais. Ética é um substantivo feminino, que tem origem na expressão grega ethike philosophia, que significa “filosofia moral”, de ethos, que quer dizer “caráter moral”, que anteriormente tinha a ideia de “costume”.

Filosofia é um substantivo feminino que se origina do Latim philosophia, do Grego philosophia, que significa “sabedoria, amor pelo conhecimento”.

significado de etica na filosofia

O significado de Ética na filosofia aborda os valores e assuntos morais, ou seja, como o ser humano deve ser e agir, da mesma maneira que rege seus comportamentos e caráter.

A ética na filosofia tem como função descobrir qual é a motivação de cada ser ao agir de uma certa forma, diferenciando-o também do conceito do que é bom e mau, além do mal e do bem.

Ética Normativa é também o nome dado à área da ética que encara a questão sobre entender o modo como a sociedade deve viver.

A Ética Normativa teve seu surgimento na era do Iluminismo, principalmente porque os filósofos passaram a entender que o que deveria pautar as escolhas morais do ser humano era a razão humana.

Como área da Filosofia, a ética, portanto, procura estudar o comportamento humano e seu relacionamento com as normas, isto é, seus relacionamentos interpessoais, como ocorrem seus posicionamentos na vida e qual é a maneira usada por cada ser humano na convivência em harmonia com os demais.

Em essência, a ética ressalta os princípios e os valores morais que questionam se algumas formas de comportamento contribuem ou não para uma vida em sociedade, pois o objetivo é a justiça social.


A ética na Filosofia também é conhecida como filosofia moral.

Isso porque os problemas mais importantes dentro da ética estão relacionados com os fundamentos do dever e com tudo que se interliga com o modo como a sociedade vive.

De acordo com a filosofia clássica, a ética procurava estudar a forma a se atingir um equilíbrio entre todos os indivíduos, de maneira a conviver e viver com os outros, onde cada um pudesse buscar seus interesses.

Claramente, a ética na filosofia clássica envolvia muitas outras áreas de conhecimento, como é o caso da psicologia, sociologia, economia, política, entre outras.

Já por conta do crescimento do planeta e com o início da Revolução Industrial, a ética na filosofia contemporânea surgiu. A partir dela, muitos filósofos – como Aristóteles, Sócrates, Epicuro etc., – estudavam a ética como um âmbito da filosofia que abordava as normas da sociedade, a conduta dos seres desta sociedade e o que os fazia escolher entre o bem e o mal.

A ética se diferencia da moral, pois a moral está associada com regras e normas, com os costumes de cada cultura. Já a ética estuda o modo de agir das pessoas.

Veja também:

Significado de Senso moral