O que significa sonhar com fantasma?

Sonhar com fantasma demonstra a forma como o sonhador se relaciona ou lida com a ideia da morte, da perda e do que acontece depois que a vida acaba. Fantasmas estão presentes na cultura popular há séculos, e suas representações e histórias mudam conforme a perspectiva de quem conta e acredita.sonhar com fantasma

Para alguns, são pessoas que deixaram pendências em vida e precisam resolvê-las para seguir em frente. Para outros, espíritos mal intencionados que estão no plano real em busca de vingança ou apenas de atormentar inocentes.

Há quem acredite que fantasmas aparecem quando os limites entre o além e o presente se fundem, em determinadas épocas do ano ou do ciclo lunar. As crenças são várias, mas todas têm um denominador comum: seja qual o motivo da aparição, fantasmas se relacionam com a morte.

O significado de sonhar com fantasma é tão variado quanto as crenças e mitologias. Isso porque depende da maneira com a qual você interagiu com o fantasma, o que ele fazia, e até mesmo o que você sentiu no sonho. Em geral, é um sinal de que você pode estar tentando fugir de alguns problemas e complicações em sua vida, fuga esta que não está ajudando em nada. Pode, também, indicar um medo forte de perder alguém querido, ou mesmo o receio de perder a si mesmo.

Tente se lembrar do máximo possível de detalhes do seu sonho e continue lendo para saber melhor o que significa sonhar com fantasma em circunstâncias específicas.

Sonhar que vê um fantasma

Se você viu um fantasma nos sonhos e não sentiu medo, significa que você finalmente está preparado para aceitar que nem tudo está dentro de seu controle. Renunciar àquilo que você não consegue – e talvez nem deva – controlar é um passo fundamental para abraçar a vida com mais leveza e alegria. É uma maneira de focar suas energias e sua dedicação no que realmente importa.

Se você sentiu ansiedade ou desconforto, tente se lembrar do que o fantasma queria – é uma manifestação de seu próprio subconsciente tentando alertá-lo para algo ou alguém que está faltando em sua vida. Talvez seja hora de dar mais atenção a alguém querido, ou de perseguir um novo objetivo.

Sonhar que foge de um fantasma

Sonhar que foge de um fantasma pressupõe medo ou arrependimento de ações tomadas em seu passado. O sonho indica que a superação desse medo é essencial e levará a uma evolução espiritual e a mais autoconhecimento. Respire fundo, lute com a força que você certamente tem e supere seus receios, encare seus arrependimentos, e melhore suas energias. Seu sonho deixa claro que você tem forças para conseguir.

Sonhar que conversa com um fantasma

Sonhos com fantasmas conversando ou se comunicando com você indicam que a chave para lidar com o que te aflige e te incomoda é se comunicar com alguém querido. Busque um ombro amigo, uma pessoa amada, e abra seu coração.


O sonho também indica que é hora de prestar mais atenção àqueles ao seu redor. O descaso com as pessoas que você ama pode gerar consequências desagradáveis em sua vida social, então é hora de mostrar a elas que você se importa.

Sonhar que é morto por um fantasma

Sonhar que um fantasma te matou significa que você está finalmente preparado para confrontar seu passado e suas próprias assombrações. Se, no sonho, você foi a vítima do fantasma, na realidade você tem tudo para combater e vencer seus fantasmas. Emoções reprimidas e conflitos não resolvidos estão terminando, e uma fase leve e de boas energias está bem próxima de você. É hora de seguir em frente, abandonar o passado, e ser muito feliz.

Sonhar que é um fantasma

Sonhar que você é um fantasma pode significar um arrependimento profundo em relação a ações ou omissões recentes. Talvez você tenha tirado vantagem de uma situação complicada, magoado alguém querido, ou se esquecido de uma data importante para alguém. Seja o que for, seu sonho está avisando que é melhor lidar com a situação o mais rápido possível, para ficar livre das más energias.

O sonho também indica insegurança, uma sensação de invisibilidade ou insignificância por sua parte diante da imensidão de sua vida. É hora de pensar um pouco, fazer exercícios de autovalorização e trabalhar em sua autoestima, porque você não é invisível e muito menos insignificante. Olhe para todos ao seu redor, pessoas que se importam com você, converse com elas, converse consigo mesmo. O sonho indica que é hora de embarcar em uma jornada de aceitação de sua própria individualidade.

Sonhar com fantasma barulhento

Sonhar que um fantasma arrasta correntes, derruba objetos, ou faz muito barulho de alguma outra forma é sinal de que você está muito apegado a bens materiais e ao seu passado, e dando menos valor a pessoas, sentimentos e momentos.

O que fica com você para o resto da vida é exatamente o que o seu sonho diz que você não está valorizando. Faça exercícios de desapego – não precisa ser de uma vez só, faça aos poucos, mas faça. Pense no que você realmente quer levar consigo para o futuro, reavalie seus valores e suas preferências.

O sonho também indica que é hora de levantar sua voz e parar de deixar que outras pessoas silenciem você. Você tem tanto valor quanto qualquer outra pessoa em sua vida, valorize suas opiniões e pensamentos, e não se cale.

Sonhar com fantasma de pessoa desconhecida

Ver o fantasma de um desconhecido no sonho deve causar uma sensação estranha, até mesmo incômoda. Esse incômodo representa a insatisfação que você tem consigo mesmo, sua própria falta de autoestima, causada pela repressão de desejos e características que, por algum motivo, você hesita ou tem vergonha de mostrar.

Aceite-se, aceite quem você é por completo, e permita que as pessoas ao seu redor conheçam seu verdadeiro eu – aquelas que realmente se importam com você aceitarão suas características, suas peculiaridades e seus desejos. E, se alguém não aceitar, não fique triste. É a pessoa quem sai perdendo.

Sonhar que é observado por um fantasma

Sonhar que um fantasma te persegue, te assombra, ou te observa indica que você está fechando os olhos para problemas do seu passado que ainda não foram resolvidos – e precisam ser resolvidos. Fugir dos problemas não fará com que eles desapareçam, só fará com que o incômodo esteja sempre presente em sua mente. Encare seus problemas, vença-os.

O sonho também mostra que é hora de encarar sentimentos reprimidos antes que eles aumentem em intensidade e se tornem mais pesados e difíceis de lidar.

Sonhar que se torna um fantasma

Sonhar que você virou um fantasma significa que você está em uma situação difícil da qual você não consegue, mas quer muito, escapar. O sonho indica que é hora de parar de olhar para o problema da mesma perspectiva. Afaste-se, o máximo que conseguir, esfrie a cabeça, converse com outras pessoas.

Ganhe novas perspectivas, permita-se pensar fora da caixa, use sua intuição e sua criatividade – nem sempre a lógica, sozinha, é suficiente. O sonho indica que o peso desse problema está te impedindo de seguir com sua vida, então permita-se tentar novas formas de solucioná-lo. Lute, você consegue, e você merece ser feliz e atrair energias positivas.

Para Sigmund Freud, sonhar com fantasma pode ser apenas uma reminiscência infantil, relacionada à mãe, parente ou babá, vestindo camisolas, que se aproximava da criança para checar se estava tudo bem enquanto esta dormia (Freud, 2016).

Atualizado em 31/07/2020

Referência:

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Tradução Renato Zwick. Porto Alegre, RS, Brasil: L & PM Ed., 2016.

—————————————