Valores morais

Valores morais são os conceitos e pensamentos tidos como corretos ou errôneos por uma pessoa, grupo social ou sociedade. Esses princípios instruem os indivíduos sobre como devem se comportar.

Valores é o nome que damos às características de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, que definem como o indivíduo ou grupo se comporta e como se relaciona com os outros e com o ambiente em que existe. Valores morais, portanto, são os valores que guiam o comportamento de indivíduos e grupos no plano moral, ou seja, em matéria de distinguir entre o que é certo e o que é errado.

significado de valores morais

É comum que a família seja a primeira fonte de valores morais de um indivíduo. A partir desses ensinamentos, à medida que o tempo passa, o indivíduo pode, baseado em suas experiências de vida, observações e demais formas de adquirir conhecimentos sobre sua sociedade e sobre o mundo de modo geral, refinar seus valores morais.

Valores morais nas sociedades

Pode haver diferenças de valores morais entre sociedades ou mesmo entre diferentes grupos de uma mesma sociedade. Isso significa que uma atitude pode ser vista como correta por um grupo de indivíduos e errada por outro dependendo de quais sejam os valores morais deste ou daquele grupo.

Heródoto, historiador grego, conta que Dário, rei persa, perguntou a um grupo de gregos quanto dinheiro pediriam para que aceitassem comer o corpo de um ancestral. Eles se horrorizaram com a sugestão de que pudessem fazer isso.

Em seguida, na presença dos gregos, o rei perguntou a membros de uma tribo que praticava o canibalismo quanto pediriam para aceitar cremar o corpo de seus ancestrais em vez de comê-los. Dessa vez, foram eles que se horrorizaram com a ideia, apesar de ser a cremação praticada como parte comum dos ritos funerários em cidades gregas como, por exemplo, Atenas.

O que parecia certo a membros da civilização grega parecia moralmente horrendo a membros de outra sociedade, e vice-versa.

Outro exemplo do choque cultural causado pelas diferenças entre valores culturais de diferentes sociedades pode ser visto na reação dos exploradores e colonizadores europeus diante das sociedades nativas das terras na África, na Ásia, na América e na Oceania que eles foram conquistar.


Para que se possa entender o papel que desempenham os valores morais na sociedade, ressalte-se que eles, na medida em que apontam a forma aceita de agir, podem servir como um fator para a preservação da paz e para a existência de ordem em uma sociedade.

Quais são os valores de uma sociedade ou de um grupo depende da influência de vários fatores entre os quais podem ser citados cultura, educação, religião e tradições. Por exemplo, as interpretações das religiões cristãs dos princípios contidos na Bíblia, livro sagrado do Cristianismo, ajudaram a moldar a concepção de certo e errado das sociedades influenciadas por essas religiões.

Para deixar mais claro o que é valor moral, pode-se recorrer ao recurso da exemplificação. Alguns exemplos de valores morais são o respeito ao direito de defesa, a igualdade entre os indivíduos, o culto aos ancestrais etc.

Os conceitos de valores éticos e de valores morais são próximos, referindo-se ambos ao comportamento humano, mas seus significados apresentam certa diferença entre si que vale a pena conhecer.

Valores éticos são princípios que buscam concentrar-se no que é essencial para que as ações e comportamentos dos indivíduos vivendo em sociedade sejam bons. Assim sendo, não se restringem às normas e costumes que guiam o comportamento dos indivíduos de uma sociedade específica, que são os valores morais.

Valores morais universais

Explicado o que são valores morais e reconhecido o fato de que existe no mundo diversidade de valores morais, pode-se perguntar se existe algum valor moral que seja universal?

Apesar das variações de valores entre os grupos sociais, alguns valores são frequentemente tidos como globais em virtude de sua presença em quase todas as nações. Podemos citar como exemplos de valores que são apresentados como universais os seguintes: igualdade, justiça, liberdade e respeito.

A ideia de que o respeito é um valor universal que deve reger a convivência entre os indivíduos pode colaborar para que sejam evitados fenômenos negativos como a discriminação e o preconceito, os quais com frequência surgem quando entram em contato pessoas que possuem valores morais diferentes. Cria-se assim uma possibilidade de convivência harmoniosa e de diálogo proveitoso entre pessoas que pensam diferente.

Valores na Declaração Universal dos Direitos Humanos

Alguns dos valores ditos universais são considerados tão importantes e fundamentais que se encontram citados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre outros, aquele documento, que foi assimilado pela ONU, no ano de 1948, reconhece o direito à liberdade política, o direito à liberdade de escolha e o direito à igualdade.

O conceito de igualdade estabelecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos determina que todos os seres humanos sejam tratados como iguais, independentemente das diferenças de raça, credo, cultura ou posição socioeconômica que possa haver entre eles.

Valores morais e sociais

Como mencionado acima, os valores morais ajudam a definir e moldar o comportamento dos indivíduos em sociedade e o modo pelo qual eles interagem com os outros indivíduos.

Sabendo o que é valores morais, podemos nos perguntar o que são valores sociais? Os valores sociais concentram-se, especialmente, na promoção e no fortalecimento da cidadania, dando origem a contribuições que possam aperfeiçoar a existência que os indivíduos levam em sociedade.

Veja também: