Significado de Linguagem

O que é Linguagem?

Linguagem é um substantivo feminino com origem na palavra em Latim lingua, que significa “língua” – curiosamente, o surgimento deste termo veio de linguarium, uma taxa ou multa paga por aquelas pessoas que falavam demais.

O significado de Linguagem é descrito como uma capacidade existente no homem, onde ele comunica seus sentimentos e ideias, isto é, é a faculdade de comunicar-se uns com os outros, por meio da fala como pela escrita, assim como outras maneiras convencionais. significado de linguagem

Entende-se assim que a linguagem é uma forma de apreensão e compreensão das coisas. A ciência que estuda a linguagem é chamada de Linguística.

No dia a dia, uma pessoa pode fazer uso de dois tipos de linguagem: a verbal e a não verbal. A diferença é que a linguagem verbal é caracterizada pelo uso da fala e da escrita, isto é, precisa-se da utilização do vocábulo – das palavras – para se comunicar.

Já a linguagem não verbal aborda a comunicação em que não precisa se expor verbalmente o que se pretende dizer ou o que está pensando. Nesse caso, utiliza-se outros meios comunicativos.

Dentro da linguagem não verbal, pode-se destacar a linguagem corporal: quando o próprio corpo consegue transmitir mensagens e intenções por meio de certos movimentos. Nesse tipo, há a linguagem gestual: vê-se em pessoas com deficiência na fala ou na audição – será um sistema de gestos e movimentos instituídos e usados para a comunicação destas determinadas pessoas.

Exemplos de linguagem verbal são: os diálogos, entrevistas, reportagens, cartas, textos narrativos, entre outros.

Exemplos de linguagem não verbal são: placas, gestos, imagens, desenhos, dança, figuras, símbolos, entre outros.

Ainda, um indivíduo pode aproveitar a linguagem mista, que nada mais é que a linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo.


linguagem

Exemplos claros desta linguagem mista são: anúncios publicitários, charges, histórias em quadrinhos, entre outros.

O contexto social afeta diretamente a linguagem, que poderá se separar em dois tipos:

Linguagem formal: seu uso é feito em situações que requerem seriedade e também em momentos em que não há familiaridade entre as pessoas. Tem como aspectos a utilização da norma culta, uso de vocabulário rico e pronúncia clara e correta das palavras,
Linguagem informal: utilizada quando há familiaridade entre as pessoas ou em momentos de descontração. Tem como aspectos o uso de gírias, palavrões, a despreocupação ao uso de normas gramaticais e utilização de vocabulário simples.

Linguagem artificial é a expressão usada para designar os tipos de linguagem desenvolvidos com objetivos específicos, como é o caso da lógica matemática e na informática. Esses tipos também são considerados linguagens formais.

O significado de Linguagem está na categoria Linguagem

Veja também: