Miscigenação

Miscigenação é um substantivo feminino. O termo vem do Latim miescere, que significa “mesclar, misturar”, mais genus, que quer dizer “raça”.

O significado de Miscigenação define a mistura entre diferentes etnias, isto é, a mistura de raças, o processo ou efeito de miscigenar através do cruzamento de pessoas de várias etnias.

significado de miscigenação

Chamado também de mestiçagem ou caldeamento, a miscigenação significa a mistura de elementos de distintas etnias, arte, religiões e que irão gerar um terceiro elemento.

Um indivíduo que nasce a partir desta miscigenação étnica é chamado de mestiço.

A miscigenação apresenta características físicas bem típicas nos seres humanos “miscigenados”, e esses aspectos geralmente são considerados a partir de uma união entre as três principais etnias que existem hoje no mundo: os brancos, os negros e os amarelos (os indígenas estão encaixados neste grupo).

Nesse contexto, existirá miscigenação quando uma pessoa negra e uma pessoa branca gerarem um filho.

Não se considera processo de miscigenação quando duas pessoas com a mesma cor de pele – mesmo pertencentes a nacionalidades diferentes – gerem outro indivíduo.

A miscigenação étnica ocorre, portanto, entre pessoas que não possuem as mesmas características de biotipo físico.


O fenômeno da miscigenação não deve levar o nome de “raça”, afinal esta palavra indica a raça humana. Etnia é o termo correto a fim de distinguir os grupos humanos.

É possível estimar que, no mundo atual, a grande maioria da população já tenha certo grau de miscigenação, devendo-se isso ao fenômeno da globalização que proporcionou a migração das pessoas para vários e diferentes pontos do planeta.

Raça ou etnia?

Raça e etnia não são termos sinônimos, embora muitas pessoas não saibam desse detalhe.

Com significados diferentes, estas palavras não devem ser usadas em um mesmo contexto.

Raça procura designar um grupo, relacionando as características biológicas. Basicamente, é raça humana, comprovada geneticamente no pertencimento de todos os seres humanos.

Etnia, por outro lado, faz referência a um certo grupo de indivíduos que possui aspectos fenotípicos e culturais em comum.

Então, etnia é o termo certo para designar as diferenças física e culturais entre os seres humanos.

Miscigenação no Brasil

A miscigenação faz parte do povo e da cultura do Brasil, sendo um fator extremamente marcante. Infelizmente, essa característica também vem sendo usada por muitas ideologias e pessoas como uma das razões para a existência de pontos positivos ou negativos do país.

É crível dizer que o processo de miscigenação no Brasil começou a partir do século XVI, quando ocorreu a chegada dos portugueses nas terras brasileiras. Os portugueses – brancos – tiveram relações com as índias e pessoas negras, ao mesmo tempo em que os negros também se relacionaram com os indígenas.

Com os filhos destas uniões, a miscigenação se deu início, notando-se pelo tom da pele conhecido hoje como mulatos, cafuzos e caboclos.

Graças a todo esse processo, o Brasil carrega uma imensa e diversa bagagem cultural, decorrente da mistura de grupos étnicos diferentes.

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cinco categorias associadas à cor ou raça: branca, preta, amarela, parda e indígena.

  • A pessoa é que deve se declarar como raça amarela para se compreender nesta categoria.
  • A categoria parda inclui qualquer pessoa que se declare mulata, cafuza, cabocla, mestiça de preto com pessoa de outra cor ou raça, além de mameluca.
  • Na categoria indígena, considera-se a pessoa que se declara indígena ou índia.

O conceito de miscigenação costuma ser questionado no Brasil, refletindo-se sobre quando as pessoas miscigenadas percebem que estão em uma espécie de balança entre o negro e o branco.

Isso também se reflete no movimento favorável às cotas raciais que questionam a definição de mestiço no país, pois geralmente quando uma pessoa tem ascendentes negros, mas possuem uma cor de pele clara, ela não se identifica como negra, mas sim como branca.

Desse modo, se vê que a miscigenação só é “vista” de forma positiva quando a cor da pele for mais clara, quando o cabelo for mais liso, entre outros fatores de aparência.

Como reconhecer e classificar uma etnia?

O IBGE também oferece informações que explicam como é possível reconhecer e identificar uma determinada etnia.

Para o Instituto, existem três maneiras para identificação de uma etnia: a autoatribuição, a heteroclassificação e a identificação biológica.

Na autoatribuição, chamado também de autoidentificação, há o reconhecimento de etnia através do próprio indivíduo, que responde a um questionário do censo do IBGE, identificando qual etnia ele sente que há seu pertencimento.

Na heteroclassificação, conhecido também como heteroidentificação, o reconhecimento de uma etnia ocorre por meio da semelhança, isto é, quando outra pessoa indica a qual grupo étnico aquele indivíduo pertence.

Essa classificação ocorre através da identificação de características físicas, que são típicas da etnia.

Por último, há a identificação biológica, realizada por meio de análise do DNA do indivíduo, que irá informar a qual grupo étnico ele realmente pertence.

Veja também:

Significado de Colonização