Insegurança

A insegurança é um dos principais sentimentos negativos que um ser humano pode ter. Entre suas características, estão:

  • Pessimismo, que costuma ser notado em todas as situações do cotidiano;
  • A falta de sociabilidade, pelo fato de o indivíduo acreditar ser inferior e que sua presença não é agradável;
  • Alto sentimento de aceitação, fazendo com que a pessoa necessite ser aprovada por tudo e todos, gerando cada vez mais desconfiança e tristeza;
  • Isolamento, por não acreditarem que podem conseguir uma boa convivência e, com isso, se fecham em bloqueio aos problemas que geralmente são criados pela mente do indivíduo.
  • Pessoas inseguras tendem a ser muito perfeccionistas ou enxergam que algo só é bom quando está muito perfeito. Isso parte do ponto em que para elas serem aprovadas, somente o melhor é aceitável.
  • Tristeza que vem com a falta de entendimento de críticas e questões sociais para um bom convívio
  • Linguagem corporal muitas vezes negativa, já que o cérebro está demasiadamente focado em atividades para tentar se impor como alguém superior, mas o sentimento real é de que o ser é pequeno e triste.

Todas estas características, muitas vezes, são apenas criações de uma mente com traumas e angústias por um passado que lhe fez acreditar que não era capaz de vencer as adversidades do mundo.

O que causa insegurança nas pessoas

Entre os diversos motivos causadores da insegurança, temos o sentimento do medo como seu principal. O medo que bloqueia o ser em evoluir, é o mesmo que faz ele não acreditar que é possível de conseguir ser apto às situações do dia a dia.

O medo de ser negado pela sociedade, o de não conseguir um bom emprego, de não tirar boas notas, de não ser um bom familiar, um bom amigo ou até mesmo uma boa pessoa. Através desse medo, a insegurança se permeia e se atrai como se um sentimento fosse unido ao outro.

Entre outros motivos estão os traumas de infância, a ausência de parentes no crescimento, a passagem por situações de extrema tristeza etc.

Como é uma pessoa insegura?

Pessoas inseguras possuem uma necessidade enorme de se mostrarem superiores (sendo que quase sempre sua mente não pensa assim). Costumam demonstrar muitas vezes sua segurança e suas vitórias, quando na verdade estão perdidas em seus medos, sem acreditar que podem conseguir algo. Reclamam muito, são procrastinadoras, possuem dificuldade em receber críticas e, por fim, o presente medo que lhes bloqueia de conseguir agir e viver.

Insegurança emocional

A insegurança emocional muitas vezes é formada no alicerce educacional de uma criança. Sua genética, situações de vida e educação dos pais acabam, muitas das vezes, em sentimentos negativos que podem acompanhá-la durante toda sua vida. Experiências traumáticas também são causadores de inseguranças emocionais.

Como resultado de todas estas situações, temos pessoas que possuem muito medo de fracassar, de errar, de não conseguirem entender o porquê de a vida não ser como elas imaginavam que fosse.

Entre os sentimentos presentes dentro da insegurança emocional, estão:


  • A dificuldade para tomar decisões urgentes
  • O medo de ser abandonado
  • Pensamentos negativos sobre si próprio
  • Uma comunicação negativa, muitas vezes com uma imagem corporal triste e sem confiança

Insegurança x medo

A insegurança, como o medo, são sentimentos negativos que qualquer pessoa pode ter. A correlação entre as duas, muitas vezes, é presente, pois, se uma pessoa sente muito medo, este sentimento faz com que ela tenha insegurança para agir ou ter resultados diante de uma situação de perigo. A insegurança causa um misto de emoções, sendo o medo um dos seus principais.

A insegurança pode ser o princípio de uma fobia, já que o medo começa a ter intensidades que antes não existiam. Nessa fase da insegurança, é recomendado que se busque por ajuda psicológica na forma que for agradável para o indivíduo.

O que a psicologia diz sobre a insegurança

Para a psicologia, a insegurança se torna presente pelo acúmulo de sensações negativas que uma pessoa pode ter de si própria. Sua presença é notada quando o paciente acredita que não é apto para conseguir ser feliz e vencer na vida. Sua baixa autoestima e medo (sentimentos psicológicos) fazem com que isolamento se torne presente e com que a presença de sentimentos negativos seja sempre notada nas situações que demandam autoconfiança, como relacionamentos, trabalhos e afins.

Como se tornar menos inseguro

É possível, sim, tornar-se menos inseguro. Não é uma conquista que se consegue de um dia para o outro, mas sua constância através de bons hábitos e pensamentos faz com que seja mais fácil o alcance desta vitória.

Sentir insegurança em algum momento da vida é normal, e esse sentimento precisa ser entendido para o alcance de uma vida mais balanceada e agradável. É preciso entender seus motivos e suas resoluções, fazendo com que este sentimento seja simples de ser superado e fácil de ser compreendido.

Como lidar com a insegurança

Para lidar com a insegurança, existem muitas terapias e atividades que podem ser feitas no dia a dia, proporcionando uma sensação de vitórias e realizações. Entre elas, temos:

  • Terapias para definir o conhecimento de si próprio, motivos que fazem de você uma pessoa feliz e uma pessoa triste. Por exemplo: um dos motivos para insegurança foi uma infância diversos traumas causados por pais não presentes; a partir disso, tem-se um tratamento em que a figura paterna precisa ser entendida para a superação do paciente;
  • Uma forte reestruturação dos sentimentos negativos, tornando-os positivos através da criação de bons hábitos. Com estes novos hábitos, são criadas percepções de si próprio e, com isso, pensamentos que antes causavam insegurança, podem agora causar bons sentimentos de força e confiança.
  • Mudanças nas comunicações do paciente, tendo foco em uma comunicação mais ativa e positiva consigo mesmo e com a sociedade. Esta comunicação não necessariamente precisa ser verbal. Ela pode ser cometida através de meditações para se entender o que pode ser feito para melhorar.
  • A aceitação de que o mundo não é perfeito. Você é o melhor que pode ser, todos os dias. Acreditar que a vitória é possível, que a sociedade aceita suas opiniões e entender que a sociedade, por mais difícil que seja, é aberta para que você possa vencer nos seus objetivos. Basta querer e agir.