Deboísmo

Deboísmo é um neologismo.

O significado de Deboísmo se refere a uma corrente filosófica que surgiu na internet e se espalha cada vez mais no Brasil com um dogma bastante simples: não se importar com a opinião dos outros, respeitar e ficar “de boas”.

Ou seja, o deboísmo tem como principal regras a de “viver de boa com a vida”, onde a pessoa não deve se deixar levar por problemas ordinários e que, mesmo discordando sobre algo com alguém, não se parta para a agressão.

significado de deboísmo

Uma pessoa deboísta é aquela que exala calmaria e que escolhe o diálogo ao invés da briga.

A criação desta “religião” vem de Carlos Abelardo e Laryssa de Freitas, um casal que reside em Goiânia, Goiás. A página com o nome “Deboísmo” foi criada no Facebook e logo muitas mensagens de incentivo ao respeito e à tranquilidade nas relações entre os usuários de redes sociais começaram a ser postadas.

A ideia da fundação do deboísmo veio a partir das observações do casal acerca de brigas e desentendimentos entre as pessoas que usam o Facebook.

O mascote do deboísmo é o bicho-preguiça, pois este animal transmite a calma e a serenidade associadas ao que é abordado pela “doutrina”.

Da mesma forma, é fundamental que não se associe o deboísmo com a preguiça ou com o sentimento de comodismo, pois a finalidade do deboísmo é debater problemas e desafios de uma forma pacífica e com respeito entre todos.


Nesse caso, uma pessoa que se considera deboísta tende a se comportar de uma forma mais bem-humorada, descontraída, paciente e respeitosa para com as opiniões alheias.

Apesar do sucesso espontâneo da página no Facebook e dos ideias do deboísmo, muitas pessoas criticaram a brincadeira como uma maneira de desviar o foco das disputas políticas e sociais que ocuparam (e ocupam) grande espaço na internet.

Para o criador do deboísmo, ser “de boa” não é a mesma coisa que permitir que as injustiças aconteçam. Pelo contrário: é desistir de uma discussão quando se percebe que o outro está chegando a um nível de desrespeito.

Um deboísta entende que discussões cheias de xingamentos e falta de respeito não levam a lugar algum, por isso sabem quando é a hora de abdicar de debates.

Para o criador do deboísmo, esta “religião” ou “filosofia” é apartidária, mas política.

O deboísmo conta inclusive com dez ensinamentos para uma pessoa entender melhor sobre este movimento:

  1.  Não faça aos outros o que não quer que façam com você;
  2.  Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal;
  3.  Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito;
  4.  Não ignore os problemas nem feche os olhos para a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos espontaneamente e lamentados com sinceridade;
  5.  Leve a vida com alegria e deslumbramento;
  6.  Esteja sempre apto a aprender algo de novo;
  7.  Teste sempre todas as coisas; compare tudo com suas ideias com os fatos e esteja apto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles;
  8.  Não se autocensure ou corra da dissidência; respeite sempre direito das outras pessoas de discordarem de você;
  9.  Tenha suas próprias opiniões baseando-se em seu próprio raciocínio e em suas próprias experiências; não aceite ser dominado pelos outros;
  10.  Seja cético.