Consequências da Globalização

O fenômeno da globalização é um dos mais importantes do nosso tempo. Os países foram aproximados econômica e culturalmente por meio do avanço das tecnologias de comunicação e transporte, que atuam como se reduzissem as distâncias físicas, e convergências em sistemas econômicos pela globalização. Todo esse processo de globalização é capaz de oferecer consequências boas e ruins para o planeta e para a humanidade.

significado de globalização

Para que possamos entender a globalização e seus efeitos sobre as sociedades humanas e sobre o meio ambiente, apresentaremos a seguir algumas consequências da globalização.

1. Desemprego

Como sabemos, apresenta o processo de globalização consequências positivas e negativas. Entre os efeitos da globalização no mundo, pode-se mencionar o fato de que várias sociedades têm sido forçadas a confrontar a perda de postos de trabalho.

A realidade de um mundo globalizado exige menores custos de produção além de maior eficiência, o que faz com que as empresas invistam em tecnologia que substitui a mão de obra ou desloquem a produção ou serviços de apoio como os de call centers para países em que a força de trabalho seja mais barata.

Consequentemente, empregos industriais (e não só eles) podem desaparecer de um país, deixando em seu lugar posições menos bem remuneradas e mais precárias em termos de estabilidade e benefícios, ou posições que exijam qualificações que a maior parte dos que ocupavam os empregos que se foram não tem, e provavelmente não conseguirá adquirir.

Também é possível que o desemprego aumente, exacerbando a desigualdade social, tornando extremamente difícil que os demitidos consigam satisfazer suas necessidades básicas, bem como as de suas famílias.

Uma das consequências do aumento da taxa de desemprego pode ser o aumento da criminalidade, por exemplo, o aumento do consumo de drogas ilícitas. O crime organizado pode ser favorecido pela disponibilidade de um exército de recrutas em potencial, formado por trabalhadores deslocados pelo desaparecimento de seus empregos e por jovens que se veem sem perspectivas de emprego legal satisfatório.

Convém, porém, lembrar que os países que recebem as indústrias que se deslocam (além dos investimentos estrangeiros, dos quais falaremos mais à frente) podem assistir a um aumento na quantidade de empregos bem remunerados, levando-se em conta a realidade local e o crescimento econômico, mesmo que desigualmente distribuído. Esse crescimento traz consigo seus próprios desafios.


2. Má qualidade na alimentação e doenças

Uma consequência do processo de globalização é o grande aumento do consumo de produtos alimentícios processados e ultraprocessados, cheios de produtos químicos e pouco saudáveis, de certa forma “americanizando” as dietas ao redor do mundo. Em razão do crescimento do consumo desses produtos químicos encontrados nos alimentos, as doenças crônicas estão em ascensão.

Além disso, a produção de alimentos é feita de forma a otimizar o lucro. Agrotóxicos podem ser usados exageradamente nas plantações enquanto o gado recebe produtos que o façam crescer mais velozmente e produzir mais leite.

Esse tipo de alimentação, infelizmente, não é muito saudável e pode causar sérios problemas de saúde para os consumidores. Infelizmente, não são todos os países que têm regras em vigor e com aplicação bem fiscalizada que protejam os consumidores de exageros, por exemplo, no uso de agrotóxicos nos alimentos.

3. Investimentos na economia estrangeira

Investimentos na economia estrangeira estão entre os efeitos da globalização. Com isso, empregos podem ser gerados, por exemplo, em indústrias em países em desenvolvimento. Além disso, obras de infraestrutura podem ser financiadas em países em desenvolvimento, com o de objetivo de distribuir eficientemente matéria-prima e produtos, o que também ajuda a gerar empregos.

Além disso, as empresas pagam impostos que, se bem usados, podem ser usados na satisfação das necessidades da população e em medidas que promovam o aumento o crescimento econômico.

É verdade que a parte do leão dos lucros fica com os investidores estrangeiros, não com o país onde eles investem. Além disso, os investimentos feitos no exterior deixam de ser feitos no país do investidor e deixam de gerar empregos locais.

4. Competitividade no mercado econômico

O processo de globalização permitiu que, a preços competitivos, os consumidores em quase todo o mundo tivessem acesso a uma enorme variedade de produtos e marcas.

Quando se fala da globalização e suas consequências, podemos também lembrar que, pressionadas pelo ambiente competitivo do mundo globalizado, em que a concorrência pode vir de qualquer lugar e competir em toda parte, as empresas precisam estar constantemente aperfeiçoando os produtos e serviços que oferecem para que possam se manter competitivas.

Quando elencamos consequências da globalização, podemos lembrar que ela pode ajudar a democratizar oportunidades. A tecnologia (por exemplo, aperfeiçoamentos nos meios de comunicação) ajuda pequenas empresas na expansão de suas operações. Empresas podem obter financiamento no exterior. Empreendimentos abrem e mantêm filiais em vários países do mundo para que possam se adaptar às especificidades de cada país em que concorrem. Desse modo, investimentos são feitos, empregos são gerados, impostos são pagos e as economias de países em desenvolvimento crescem.

Lembramos, porém, que, para a sociedade, a constante busca por competitividade é uma faca de dois gumes, pois pode ter efeitos danosos para parte da sociedade. Por exemplo, para quem perde emprego ao ser substituído pela tecnologia.

Veja também: