Ascensão social

Ascensão social se refere à situação em um indivíduo sobe de classe dentro de sua sociedade, onde passa a ter maior poder aquisitivo.

significado de ascensão social

Um exemplo de conquista da ascensão social é quando um indivíduo consegue um emprego bastante atraente, podendo posteriormente adquirir bens de maior valor.

Outro caso é quando uma pessoa ganha na loteria. Seu poder aquisitivo aumenta consideravelmente.

Dessa maneira, entende-se que há um crescimento do indivíduo dentro da escala social, passando de uma classe para outra, possuindo a partir disso melhores condições financeiras e uma qualidade de vida muito melhor se comparada com a classe anterior a que pertencia.

A ascensão social é um fator que todos os membros da sociedade procuram atingir, muito embora isso não seja para todos.

Para o conceito da ascensão social ser alcançado, no entanto, é necessário que a sociedade supere alguns problemas, como a desigualdade social e a exclusão social.

A definição de ascensão social está diretamente ligada com a sociedade de classes, que faz a divisão das pessoas a partir de classes sociais e dos itens materiais que cada um possui.

Entretanto, a ascensão social não está apenas relacionada com o mérito individual, dependendo de fatores e ocasiões que são externos às pessoas e associadas a questões históricas, econômicas, políticas etc.


Conforme se percebe, uma ascensão social só é possível de ser alcançada quando se supera a desigualdade. Porém, pesquisas confirmam a dificuldade ainda maior para pessoas negras e mulheres na conquista de oportunidades melhores.

As sociedades divididas em classes sociais apresentam grandes diferenças entre os mais ricos e os mais pobres.

No entanto, é possível afirmar que a ascensão social pode acontecer entre qualquer classe, onde aqueles com menor poder aquisitivo têm chance de subir de classe na sociedade, porém os mais ricos também podem ascender ainda mais, mudando da categoria de “ricos” para “milionários”, como exemplo.

Felizmente, a ascensão social tem se tornado cada vez mais comum graças à globalização e com a facilidade de acesso aos bens.

No Brasil, há uma tendência à ascensão social da classe D para a classe C (conhecida como classe média), englobando grande parte da sociedade brasileira.

Veja também: