Abstracta - Revista Eletrônica de Filosofia Ler Artigos - Edições Passadas Mailing List Notícias
 
 
regras para contribuições

Regras para Contribuições
 
  1. Aceitamos colaborações na forma de:
    1. Artigos originais.
    2. Resenhas críticas de livros recentes, relevantes para a tradição analítica em filosofia.
    3. Discussões de artigos previamente publicados pela revista.
      Obs.:
      Artigos que se constituem como comentário ou crítica a artigos previamente publicados na Abstracta (mas não em outra revista) são bem-vindos. Em caso de aceitação, o autor do artigo original será convidado a escrever uma réplica.

     

  2. As colaborações devem ser enviadas por e-mail para o endereço submissions@abstracta.pro.br no formato MS Word (.doc), de acordo com as seguintes regras:
    1. Devem ser escritas em inglês ou português.
    2. O texto deve ser escrito em espaço 1.5, com fonte tamanho 12. As seguintes fontes devem ser utilizadas:
      1. Texto comum - Times New Roman
      2. Notação Simbólica - Symbol
      3. Grego - SIL Galatia
      4. Gótica (para notação lógica) - Fraktur BT
    3. Só devem empregar notações simbólicas comumente utilizadas e sem ambiguidades. Em outro caso, a simbologia deve ser expressamente definida no texto.
    4. Recomenda-se que as submissões respeitem o seguinte limite de páginas (na formatação acima especificada): artigos: 20 páginas; resenhas: 5 páginas; discussões: 10 páginas.
    5. Todos os artigos devem ser acompanhados de um resumo em inglês (abstract).
    6. A colaboração deve ser apresentada em um arquivo contendo exclusivamente o corpo do texto, sem título e nome do autor, bem como quaisquer outras formas de identificação do mesmo. Em um arquivo separado devem constar informações sobre o autor contendo: nome completo, título do artigo, palavras-chave, endereço eletrônico, filiação profissional.
    7. As referências devem ser feitas no formato (AUTOR [espaço] ano:página) e a bibliografia deve ser apresentada na seguinte forma:

      (I) Bibliografia

      1. Livros: sobrenome do autor e iniciais, ano de edição entre parênteses, título do livro em itálico, lugar da publicação: Editora. (E.g.: Quine, W.V.O. (1951) Word and Object, Cambridge: The MIT Press). No caso de dois autores, seus nomes, no formato acima, devem ser ligados pelo sinal "&". No caso de mais de dois autores, o nome do primeiro autor deve ser seguido pela expressão "et al.". Coletâneas são tratadas como livros, com os nomes seus organizadores ou editores submetidos às mesmas regras válidas para autores, mas com a indicação (ed.) em seguida.
      2. Artigo em coletânea: autor e ano como acima, título entre aspas simples, seguido da expressão "IN" e da referência à coletânea no formato acima. (E.g.: Quine, W.V.O. (1951) ‘Two Dogmas of Empiricism' IN From a Logical Point of View (1953) Cambridge: Harvard University Press, pp.20-47.)
      3. Artigo em periódico: autor e ano como acima, título entre aspas simples, nome do periódico em itálico, volume, número, páginas do artigo. (E.g.: Smart, J.J.C. (1959) ‘Sensations and Brain Processes', Philosophical Review, 68, 141-156.)
      4. Tese Acadêmica: autor e ano como acima, título em itálico, especificação do tipo de trabalho, universidade na qual foi defendida.
      5. Documentos on-line: Autor e ano como acima, título do documento ou da página entre aspas, seguidos da expressão "disponível em:" e da URL completa, mais a data de acesso. Caso o documento se enquadre em um dos formatos acima e todas as informações necessárias estejam disponíveis, deve-se utilizar a formatação correspondente.

      (II) Notas de Rodapé : Sobrenome do autor, seguido pelo ano de publicação e números das páginas. O ano de publicação e os números das páginas devem estar entre parênteses e separados por dois pontos. (E.g.: Quine (1951: 121-3).)

       

  1. Os autores serão notificados por e-mail da recepção do artigo.
    1. Apenas artigos que se enquadram na tradição convencionalmente chamada 'analítica' serão considerados. É requerido dos autores que sejam sensíveis às virtudes de claridade, rigor e honestidade intelectual. Ademais, os autores devem tentar ao máximo fornecer uma contribuição original aos seus tópicos de investigação e evitar abordagens meramente historiográficas ou puramente descritivas.
    2. Os autores serão notificados de qualquer necessidade de modificação no texto, observada pelo conselho editorial.
    3. O corpo editorial pressupõe que artigos submetidos à Abstracta são originais e que não estão sob consideração em qualquer outra revista.

Home | Revista | Links | Notícias
©2004-2009 Abstracta